A Imortalidade da Alma

Muitos creem que a nossa Alma é Imortal, mas o que DEUS nos revela na Bíblia?

É sempre bom lembrar e ter sempre em mente que o conteúdo bíblico só faz sentido se for analisado como um todo, ou seja, de capa a capa, do Gênesis ao Apocalipse.

Em meio aos muitos versos bíblicos e nas mais variadas formas de abordagem do assunto pelos profetas, muitos pregadores pegam trechos bíblicos isolados e ensinam doutrinas das mais diversas e acabam enlaçando as pessoas que não tem o hábito de conferir nas escrituras o que está sendo dito, portanto, não deixe de procurar na Bíblia as coisas das quais falarei aqui.

Uma coisa é certa: Se você quer entender qualquer assunto, comece do princípio!

Então vamos lá!

Em Gênesis capítulo 2 DEUS revela em detalhes como o homem e a mulher foram criados e lá encontramos escrito que DEUS formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida e o homem foi feito “Alma vivente”.

O homem é o corpo formado do pó da terra.

Então temos a equação: Homem + Fôlego da Vida = Alma Vivente.

A Alma é o ser. O ser é a Alma. Eu sou uma Alma. Você é uma Alma.

Quando eu me refiro à minha Alma, não estou me referindo ao algo físico, eu estou me referindo à ligação ou a união que existe entre o meu corpo e o fôlego da vida, portanto, a minha existência, ou seja, o meu Ser, um verbo, que pode ser conjugado: Eu sou, tu és, ele é, nós somos, vós sóis, eles são, uma “Alma Vivente”.

O espírito que está no homem é parte integrante do Espírito de DEUS, que DEUS colocou no homem quando soprou do seu fôlego na narina do homem, portanto, DEUS É a fonte de nossa vida.

Raciocine, quando a gente sopra em qualquer coisa a gente transfere de nossa essência para essa coisa na qual sopramos. Em nosso sopro está incluído tanto elementos espirituais como carnais, pois em nosso sopro está a intensidade do sopro, o sentimento do sopro, que são elementos espirituais, e está também as bactérias e os vírus que vivem em nosso corpo, que são elementos materiais, portanto, como disse, no nosso sopro está a nossa essência, carnal e espiritual.

O que nos leva a entender que quando DEUS soprou o fôlego de vida nas narinas do homem, DEUS transferiu da essência Dele, do Espírito Dele, para o homem.

Em Gênesis capítulo 3, depois da desobediência do homem, DEUS disse o que aconteceria com o homem, ou seja, conosco, que um dia voltaríamos ao pó da terra, porque somos pó da terra e para o pó da terra voltaríamos.

Em Eclesiastes capítulo 12 também encontramos o escrito de Salomão que diz que quando o homem morre o corpo volta para terra como era, antes de ser formado, e o espírito volta para DEUS que o deu.

Então temos outra equação: Alma Vivente – Corpo – Espírito (Fôlego da Vida) = Alma.

E porquê temos essa equação? Porque está escrito que tudo o que faz durará eternamente.

DEUS fez a nossa Alma, portanto, ela durará eternamente, mas uma Alma que não é Vivente, não participa da Vida.

Isto é, a nossa Alma só é Vivente quando estão unidos corpo e espírito, foi assim que DEUS nos criou, somos seres formados da união do pó da terra com o Espírito de DEUS.

Se quando morremos não estamos vivendo, então na morte também não temos consciência, pois a consciência é uma característica de quem está vivo.

Quando morremos o nosso corpo se torna pó e se soma ao pó da terra e o nosso espírito não tem mais o corpo para estar unido e por isto se une ao espírito de DEUS novamente, como uma gota de água que se soma a água que está no mar, e a partir daí não existimos mais fisicamente, mas na lembrança de DEUS vamos existir para sempre.

Na lembrança de DEUS podemos ser imortais, e na verdade somos, da mesma forma que um ente querido que morreu permanece na nossa lembrança, mas isto não significa que o ente querido está vivendo, por mais viva que esteja em nossa lembrança.

Abrão, Isaque e Jacó morreram e não foram levados para o céu como foram levados, Enoque, Moisés e Elias, mas a lembrança deles está muito viva no coração de DEUS, a ponto do SENHOR JESUS CRISTO dizer que DEUS é DEUS dos Vivos e não dos mortos, quando falou sobre a ressurreição.

Pense, porque o SENHOR JESUS CRISTO vai fazer ressurgir a todos nós? Para unir novamente o corpo e o espírito e novamente transformar a todos nós em almas viventes, nos trazendo de volta à nossa existência consciente, e assim, nos dar condição de recebermos o juízo de forma consciente.

Se nós vivêssemos depois da morte o SENHOR JESUS CRISTO não precisaria nos fazer ressurgir para sermos julgados, não é verdade?! DEUS poderia tratar conosco em espírito mesmo, já que Ele É Espírito, concorda?

Então até aqui dá para entender que a nossa Alma pode ser imortal sim, mas somente na lembrança de DEUS, sem uma existência consciente de fato, ou seja, existir sem estar vivo, pois, uma vez que DEUS É eterno, na lembrança de DEUS também seremos eternos.

Anote, porque é aí que reside uma grande confusão:
Nós deixamos de ser Almas Viventes quando morremos, mas não deixamos de ser Almas.
A Alma é tudo o que individualmente somos e esta nunca deixará de existir, porque tudo o que DEUS faz durará eternamente.
Mas existir não é sinônimo de viver. Muitas coisas existem, mas não vivem.
A Alma de Hitler existe, mas não Vive. A Alma de Hitler existe na lembrança de todos, mas Hitler está morto, sem consciência, não sabe o que se passa no mundo dos Vivos.
Leia para entender melhor: https://www.vivanaluz.com.br/a-alma-morre-mas-nao-deixa-de-existir/

Mas não é isto que vamos tratar aqui, vamos falar de uma vida imortal, de uma existência consciente e imortal.

Como falamos, a nossa vida começa quando DEUS sopra em nossas narinas o fôlego da vida que há Nele, portanto, é fácil compreender que a nossa vida é dependente Dele.

Indo mais além, lendo as escrituras vamos encontrar o SENHOR JESUS CRISTO falando no Livro do Evangelho escrito por João, no capítulo 5, que DEUS, nosso Pai, deu ao SENHOR JESUS CRISTO, o poder para ter a Vida em Si Mesmo.

Ora, se o SENHOR JESUS CRISTO recebeu a Vida de DEUS, então a Vida do SENHOR JESUS CRISTO é dependente de DEUS.

O que concluímos então, é que DEUS É a origem da vida ou a fonte da vida para todos, sem exceção, portanto, se DEUS deixar de existir, simplesmente não há mais vida para ninguém, nem para o SENHOR JESUS CRISTO.

Só existimos porque DEUS sustenta a nossa vida, inclusive a vida do SENHOR JESUS CRISTO, e assim, enquanto DEUS sustentar a nossa vida, vivemos, senão, morremos.

Se pudéssemos ser imortais, seria equivalente dizer que se DEUS deixasse de existir continuaríamos vivendo e isto não é verdadeiro, portanto, não podemos ser imortais.

Do ponto de vista da nossa existência consciente, só DEUS É Imortal, porque a nossa existência consciente é dependente de DEUS, Ele É a fonte de nossa vida, portanto, se dependemos de DEUS para existir de forma consciente, não somos imortais.

O ponto importante a ser entendido ao final é que DEUS prometeu vida eterna aos que vivem de acordo com a vontade Dele.

DEUS promete Vida Eterna aos que fazem a Sua vontade, mas não promete imortalidade.

Viver eternamente pode se confundir com imortalidade, pois viver eternamente significa não morrer, mas não morrer para nós significa que DEUS irá sustentar a nossa vida eternamente.

Ser imortal significaria que a despeito de DEUS existir ou não, nós permaneceríamos vivendo as nossas vidas de forma consciente e isto é uma grande tolice.

Nós podemos escolher ter vida eterna, mas jamais seremos imortais.

Leia a Bíblia. A sua ignorância não é salvo conduto para a Vida Eterna. Só conhecendo o conteúdo bíblico e se dando tempo à meditação, você conseguirá ter uma fé inabalável.