O Legado de Enoque e Noé que sustenta o mundo

Há dois pontos de fundamental importância no relacionamento com DEUS neste mundo:

  1. O descanso no Sábado, o 7º dia da semana, porque quem descansa no Sábado imita a DEUS;
  2. A família, constituída de acordo com o que DEUS estabeleceu no princípio, no Éden, antes do pecado entrar no mundo, porque é a base da sociedade idealizada por DEUS.

Por quê? Porque foi este o comportamento que Noé tinha e que chamou a atenção de DEUS; e que motivou DEUS a não destruir totalmente o mundo.

Este é o legado de Noé que o mundo evangélico não tem considerado.

Assim como DEUS não ordenou a Adão que descansasse no Sábado, antes do Dilúvio, DEUS também não ordenou a homem nenhum que descansasse no Sábado.

Mas após Sete, que foi o seu terceiro filho de Adão, ter o seu primeiro filho, ao qual deu o nome de Enos, se começou a invocar o nome do SENHOR.

Na genealogia de Enos, filho de Sete, filho de Adão, nasceu Enoque. Enoque foi penta neto de Adão.

Enoque resolveu ‘andar com DEUS’ num mundo sem Lei e sem promessa de DEUS; portanto, sem nenhuma esperança de recompensa, resolveu imitar a DEUS e trabalhar do primeiro ao sexto dia e descansar no Sétimo dia da semana.

Depois de Enoque, Noé, bisneto de Enoque, também decidiu ‘andar com DEUS’ em um mundo sem Lei e sem promessa de DEUS. No entanto, já nutrindo a esperança de recompensa, pois sabia que DEUS havia levado Enoque para Si, Noé optou por seguir o exemplo de Enoque: trabalhou do primeiro ao sexto dia, descansou no Sétimo dia da semana e foi marido de uma única mulher, conforme o Estatuto que DEUS estabeleceu no Éden.

O comportamento de Noé, assim como o comportamento de Enoque, religou o homem ao Éden, antes do pecado entrar no mundo, imitando e obedecendo a DEUS.

Em Noé, DEUS viu esperança para o homem que criou, e apesar de ter decidido destruir os homens pelo Dilúvio, decidiu conservar Noé e sua família.

Mas devemos notar e buscar compreender a diferença entre a recompensa que DEUS deu para Enoque e a recompensa que DEUS deu para Noé.

E depois que DEUS enviou o Dilúvio sobre a Terra sobrando somente Noé, sua mulher, seus três filhos e as mulheres de seus filhos, o comportamento de Noé se constituiu num legado para todos os que vieram depois dele, chegando até nós.

Foi o que legado de Noé deixou que encorajou DEUS a fazer o chamado que fez a Abrão.

Abrão era um homem que estava vivendo em paz no meio de sua parentela e DEUS fez a ele um chamado para que saísse dali e fosse para um lugar que DEUS iria lhe mostrar, e à partir do chamado de Abrão DEUS formou Israel.

E foi o legado que Noé nos deixou que nos conduziu à Lei que DEUS deu a Israel no Monte Sinai.

E a Lei de DEUS, que foi dada no Monte Sinai a Israel, como nos escreveu Paulo, que “nos serviu de proteção e de direção para nos conduzir à Cristo”, e É o SENHOR JESUS CRISTO Quem nos levará a um novo mundo sem pecado, um novo Éden.

Está escrito que fomos criados à imagem e semelhança de DEUS, portanto, quando imitamos à DEUS nós chamamos a atenção de DEUS para nós, porque é isto que uma imagem faz, ou seja, imita o seu original.

Assim sendo, são duas atitudes que nos liga a DEUS, o imitar e o obedecer.

Por isto, o SENHOR JESUS CRISTO disse que o Pai procura os que O adoram em Espírito e em Verdade.

Adorar em Espírito é imitar a DEUS; adorar em Verdade é obedecer a DEUS.

DEUS veio observar o mundo e procurou alguém que O adorava em Espírito e em Verdade e encontrou Enoque. Levou Enoque para o Céu e resolveu dar mais um tempo para o homem.

DEUS voltou novamente ao mundo e outra vez procurou alguém que O adorava em Espírito e em Verdade e então encontrou Noé.

DEUS então entendeu que nem tudo estava perdido, que havia esperança para o homem que colocou no mundo que criou e resolveu começar tudo de novo com Noé e sua família.

Depois de Noé o homem continuou a se multiplicar e o pecado também voltou a se multiplicar, mas continuou, e continua, procurando aqueles que O adoram em Espírito e em Verdade.

Mas DEUS não quer ser adorado ou servido do nosso jeito, só pode ser do jeito de DEUS, porque a nossa justiça é como “trapo de imundícia” para DEUS, mas antes disto precisamos entender que aquilo que criamos não pode nos dizer como fazer coisas, não tem sentido.

E é por isto que DEUS acabou dando a Lei no Monte Sinai, composta de Mandamentos, Estatutos e Juízos, para dizer ao homem como Ele quer ser adorado e servido.

O SENHOR JESUS CRISTO, como homem, imitou a DEUS e cumpriu toda a Lei de DEUS e, por isto, adorou a DEUS em Espírito e em Verdade; se tornou inimigo do mundo e amigo de todos os que fazem o mesmo que Ele fez, ou seja, a vontade do Pai que está nos Céus.

O mundo O matou, porém DEUS O ressuscitou e O exaltou soberanamente, porque morreu injustamente, pois, o salário do pecado é que é morte e, assim sendo, somente os que pecam merecem a morte, mas o SENHOR JESUS CRISTO não cometeu pecado algum.

E a todos que recebem o SENHOR JESUS CRISTO como Filho de DEUS, Salvador do Mundo, e passam a viver como Ele viveu, o SENHOR JESUS CRISTO prometeu que em Sua segunda vinda vai levar com Ele, para estar onde Ele estiver.

Leia a Bíblia. Medite em seus ensinos. Somente você é o único responsável por sua Salvação.