A Alma morre, mas não deixa de existir.

No principio DEUS criou somente Almas Viventes.

Está escrito que DEUS formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da Vida e o homem se tornou uma Alma Vivente.

Se entende pelo texto que o homem é como que um boneco que foi formado do pó da terra.

O fôlego da vida é o sopro de DEUS que contém do Espírito de DEUS.

A soma destes dois elementos dão origem a Alma Vivente.

DEUS plantou um Jardim no Éden e colocou lá o primeiro homem e a primeira mulher que criou.

Mas é importante ter em mente que somente o homem DEUS formou do pó da terra, a mulher foi formada à partir da costela do homem.

DEUS plantou no Jardim do Éden muitas árvores frutíferas e no meio do Jardim tinha duas árvores que se destacavam, a árvore da vida e a árvore da ciência do bem e do mal.

DEUS ordenou a Adão que poderia comer de toda árvore que havia no Jardim, menos da árvore da ciência do bem e do mal, porque se comesse da árvore da ciência do bem e do mal, certamente morreria.

O que nos leva a concluir que seria comendo da árvore da vida que Adão e Eva viveriam eternamente.

Eva porém comeu do fruto da árvore da ciência do bem e do mal e deu também a Adão e este também comeu, e assim, ambos desobedeceram a DEUS.

DEUS então os expulsou do Jardim do Éden, ocultou o Jardim do Éden da vista dos seres humanos e o homem perdeu o acesso à árvore da vida.

Ao deixar de comer da árvore da vida o homem veio a morrer.

A Bíblia registra que quando morremos o corpo volta ao pó como o era e o espírito volta para DEUS que o deu, portanto, a união do corpo e do espírito se desfaz. O Fôlego da vida contém o Espírito que recebemos de DEUS, que É a fonte da Vida.

Portanto, quando o homem morre, deixa de ser Alma Vivente, porque o seu corpo volta a ser pó e seu fôlego de vida volta para DEUS. mas não deixa de ser Alma.

Ser Alma Vivente é uma condição inerente a quem está vivo e participante de tudo o que acontece ao seu redor.

Ser apenas Alma, ou seja, não mais vivente, é continuar existindo na memória de DEUS e na memória das pessoas, mas é estar sem consciência e não ser participante de tudo o que está acontecendo, quer seja no mundo físico, quer seja no mundo espiritual.

Devemos lembrar que está escrito que tudo o que DEUS faz dura para sempre, por isto, a Alma criada vai existir para sempre.

Uma pessoa viva é uma Alma Vivente.

Uma pessoa morta ainda é uma Alma, porém sem vida, sem consciência.

Enquanto Viva, a Alma é participante e tem consciência de tudo o que acontece ao seu redor.

Quando morre, a Alma deixa de participar e ter consciência de tudo o que acontece ao seu redor.

Na Alma estão os registros de tudo o que a pessoa é e faz enquanto está viva ou o que foi e fez depois que está morta.

Por isto, uma Alma, mesmo sendo de uma pessoa que morreu, nunca deixa de existir, porque tudo o que a pessoa foi e fez estará para sempre na lembrança das pessoas que a conheceram ou que ouviram falar dela.

DEUS porém, tem mais do que apenas a lembrança de cada Alma Vivente que cria.

DEUS tem um livro onde há o registro de absolutamente tudo do que todas as Almas são, foram, fazem ou fizeram, durante todo o tempo em que são ou foram viventes.

DEUS tem um livro sobre mim, um livro sobre você, um livro sobre cada um de nós.

É através do conteúdo desses livros que DEUS restaura a nossa vida e a nossa consciência, no processo chamado na Bíblia de ressurreição, para que continuemos as nossas vidas do ponto onde paramos quando morremos.

DEUS compara a morte com o dormir, porque tanto na morte como quando estamos dormindo, não temos posse e nem consciência de coisa alguma ao nosso redor.

Quando estamos dormindo, não sabemos que estamos dormindo. Quando acordamos retomamos a nossa consciência e constatamos que estivemos dormindo.

Temos condição de concluir que quando a pessoa está morta, também não sabe que está morta. Quando ressuscita é que a pessoa retoma a sua consciência e constata que esteve morta.

A diferença é que quando dormimos qualquer um pode nos acordar para que continuemos a nossa vida do ponto onde paramos antes de dormirmos, mas quando morremos somente DEUS tem o poder de nos acordar, ou melhor, nos ressuscitar, para continuarmos a nossa vida do ponto onde paramos antes de morrermos.

Na Bíblia, a palavra Alma sozinha, é uma forma genérica que é usada para se referir a uma pessoa, um ser, quer seja homem ou mulher, quer a pessoa esteja viva ou morta.

A Bíblia fala ainda sobre a primeira morte e a segunda morte.

A primeira morte é a morte física que ocorre antes do SENHOR JESUS CRISTO voltar.
Na primeira morte DEUS continua guardando os livros de todas as Almas no céu, para que possa restaurar a vida de cada pessoa na ressurreição e torná-la novamente Alma Vivente.

A segunda morte é a morte que ocorre após a volta do SENHOR JESUS CRISTO.
Após o julgamento de todas as Almas, DEUS lançará no lago de fogo os livros de todas as Almas que não receberão a vida eterna e, por isto, elas não poderão mais ser ressuscitadas.

Depois da segunda morte, todas as Almas continuarão existindo na memória de todos os que conviveram com elas ou que ouviram falar delas, mas nunca mais voltarão a ser Almas Viventes, porque os seus livros não mais existirão no céu e, por isto, não poderão mais ser restauradas, ou melhor, ressuscitadas.

Portanto, a Alma morre? Sim, mas não deixa de existir, porém, existe sem vida, apenas na lembrança dos outros. Afinal, existir não é sinônimo de viver, pois, muitas coisas existem, mas não vivem.

Leia a Bíblia. A única forma que nos possibilita realmente conhecer a DEUS e os Seus preceitos.