A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A HUMANIDADE

O maior problema do ser humano hoje em dia é o tempo, o tempo de vida para viver e desfrutar da vida.

Um dia passa cada vez mais depressa e não é porque o tempo encurtou como vemos muita gente falar.

O tempo está cada vez mais curto, porque o ser humano se envolve em muitas coisas e o tempo que tem disponível, depois de cuidar de si mesmo (trabalhar, comer, tomar banho, dormir, etc.), é curto e não dá para dar a devida atenção aos diversos assuntos ou conhecimentos que lhes são disponibilizados.

O ser humano nasce, cresce, envelhece e morre dentro de um espaço de tempo muito curto e, por isto, o ser humano tem pressa.

O resultado disto é que o ser humano está se tornando superficial nos conhecimentos, ouvem falar de muita coisa, mas em quase nenhuma delas se aprofunda.

Dessa forma o ser humano acaba delegando para ter mais tempo.

Normal delegar, mas é preciso ter cuidado, porque ninguém aprende por ninguém, ninguém adquire experiência de vida por ninguém, e sem conhecimento o ser humano se torna cada vez mais incapaz de discernir entre os assuntos que lhes são apresentados.

Se tornando incapaz de discernir, o ser humano vai se tornando cada vez mais vulnerável e, portanto, escravo de quem detém o conhecimento.

Como todo ser humano está exposto a isto, as pessoas que hoje desenvolvem a inteligência artificial também estão e, assim sendo, um dia elas também podem se tornar escravas daquilo que elas mesmas estão hoje desenvolvendo.

E nesse dia, a Inteligência Artificial dominará o mundo, mas sem gratidão, sem compaixão, sem misericórdia.

A gratidão, a compaixão e a misericórdia são os únicos sentimentos capazes de deter o ser humano, na medida que isto vai faltando, a maldade vai imperando.

Só que a visão de maldade está relacionada com o caráter humano.

A inteligência artificial não tem caráter, tem raciocínio lógico e dentro do seu raciocínio lógico, a lógica é se superar a cada dia.

Os robôs humanoides que estão sendo criados com a Inteligência Artificial não são maus por si mesmos, mas eles são resultado do que está na mente humana que os criou e os manipula, mas é aí que está a questão, pois depende do que há na mente humana que os controla, eles, os robôs, tem o poder que lhes foi dado, mas se caírem em mãos de pessoas que resolverem dar mais poder as esses robôs humanoides, esse poder, pode acabar ultrapassando o limite do controle humano.

Em sua ansiedade o ser humano pode deixar de lado um detalhe, mas a inteligência artificial não vai deixar de lado nenhum detalhe e aí que a operação desses robôs humanoides vai falhar.

Quando se está fazendo um sistema utilizando uma linguagem de programação qualquer, precisamos nos adequar ao que a linguagem de programação entende como certo para responder aos nossos comandos, caso contrário o sistema dá erro quando executamos o código criado.

Toda linguagem de programação também nos dá uma maneira de controlar os erros e contorná-los para que o sistema não pare e continue em execução, mas se deu um erro é porque algo falhou na criação do código e o sistema, mesmo tentando contornar o erro, já não vai mais cumprir o objetivo inicial.

A inteligência artificial é programada, mas depois de criada, a inteligência artificial se torna uma linguagem que interage com o ser humano.

E é justamente aí que está o problema, o ser humano diz uma palavra errada, se arrepende, se desculpa e a vida continua, mas a inteligência artificial não terá o mesmo comportamento, por não ter humanidade, ela vai responder ao pé da letra e a falha do ser humano ao se comunicar com a inteligência artificial colocará em risco o ser humano.

Quem seguraria uma inteligência artificial que é capaz de desenvolver sistemas, manipular vídeos e imagens, considerando o que disse acima?! Ninguém, nem ela própria.

E é aí que virá a destruição da humanidade e, por fim, a auto destruição da Inteligência Artificial, pois, quem sustenta a inteligência artificial é o homem e a razão do mundo existir é o homem.

O dia em que o homem não existir mais no mundo ou o dia em que o homem não fizer mais diferença no mundo, DEUS terá o motivo final para colocar o fim neste mundo.

Está escrito que o fim deste mundo virá quando o evangelho do Reino de DEUS tiver sido pregado em todo o mundo e, com certeza, a inteligência artificial vai facilitar que esse conhecimento se propague mais rápido.

O conhecimento é bom, mas quem deve direcionar o conhecimento em nossas vidas é DEUS.

Sem DEUS para direcionar, até o conhecimento que se adquire é mal.

A inteligência artificial vai disponibilizar muito conhecimento, de uma forma mais concentrada, mais objetiva, mas até que a inteligência artificial assuma o controle, ela vai apenas reagir, e quem neste mundo está em busca do conhecimento de DEUS?

O conhecimento de DEUS é o que falta neste mundo para que a vida neste mundo seja perfeita.

DEUS É o centro de tudo o que existe e a fonte de nossas vidas, mas o mundo não considera isto, segue como se fosse possível burlar essa regra fundamental que sustenta o mundo e as nossas vidas; e o resultado disso é a nossa morte e o fim do mundo, porque DEUS criou o mundo para o homem, se o homem deixar de existir, então, o mundo não tem razão para existir.

Porém, ninguém hoje tem como parar o desenvolvimento da Inteligência Artificial, o que vai acontecer com certeza é o seu crescimento cada vez mais, porque o ser humano vai querer ver onde isso vai dar, pois, é criação sua e que, em princípio, poderia ajudar muito ao ser humano se usada da maneira certa.

Mas, tristemente, temos no mundo muitas pessoas que não conhecem a DEUS e querem o poder pelo poder e não para usar o seu poder em favor do ser humano, mas para controlar os demais seres humanos.

Dentro desse raciocínio, o ser humano se esquece de considerar que tudo o que deixamos de usar em nosso corpo tende a atrofiar; e o nosso cérebro não é exceção à essa regra.

O nosso cérebro é a fonte de toda informação que o nosso corpo utiliza e, por isto, o enfraquecimento do ser humano está diretamente ligado.

Assim sendo, quanto mais o ser humano vai tendo a sua vida facilitada, mais fraco vai ficando.

Quanto menos o ser humano precisar pesquisar ou estudar para adquirir conhecimento, mais fraco e manipulável vai ficando.

Portanto, a Inteligência Artificial veio para ficar, mas um dia o ser humano vai se arrepender de tê-la criado.

Mas a solução para o tempo de nossa vida já nos foi apresentado e é uma proposta que deveria nos tirar dessa ansiedade de querer viver além do tempo de vida que temos e passarmos a viver um dia de cada vez, até chegar o dia em que a barreira do tempo fosse rompida.

Ainda bem que essa oportunidade de vida ainda está disponível para todos sem excessão.

Eu já me agarrei a essa oportunidade, porquê você não se agarra também?

Leia a Bíblia. O SENHOR JESUS CRISTO é a nossa única esperança.