Uma nova ‘religião AI’ e uma nova ‘Bíblia AI’?

Milhões de pessoas em breve estarão procurando a inteligência artificial para orientação espiritual? Tal noção pode parecer loucura para você, mas não devemos subestimar a rapidez com que a IA está mudando nosso mundo.  

Hoje cedo, minha esposa me mostrou algumas das coisas que o ChatGPT é capaz de fazer. Em questão de momentos, pode produzir respostas extremamente sofisticadas para questões muito complexas.  

Honestamente, fiquei extremamente impressionado. Outros programas de IA são capazes de produzir fotos, ilustrações e vídeos muito realistas.  

Claro que o que estamos vendo agora é apenas o começo. A tecnologia de IA está avançando a uma taxa exponencial e, com tempo suficiente, seria milhões de vezes mais poderosa do que é agora.

Em um artigo anterior, alertei que esse tipo de tecnologia tem o potencial de dominar todos os aspectos de nossas vidas.

Infelizmente, isso inclui até a religião.

Na sexta-feira, mais de 300 pessoas participaram de um “culto religioso” conduzido por um chatbot ChatGPT…

O chatbot de inteligência artificial pediu aos crentes na igreja de St. Paul totalmente lotada na cidade bávara de Fuerth que se levantassem dos bancos e louvassem ao Senhor.

O chatbot ChatGPT, personificado por um avatar de um homem negro barbudo em uma enorme tela acima do altar, começou a pregar para as mais de 300 pessoas que compareceram na manhã de sexta-feira para um culto luterano experimental quase inteiramente gerado por IA.

Durante o serviço de 40 minutos, quatro “avatares” diferentes apareceram na tela.

Dois deles eram mulheres jovens e dois deles eram homens jovens.

O jovem de 29 anos que teve a ideia disse que cerca de 98% do conteúdo do serviço “vem da máquina”…

O serviço de 40 minutos – incluindo sermão, orações e música – foi criado pelo ChatGPT e Jonas Simmerlein, teólogo e filósofo da Universidade de Viena.

“Eu concebi este serviço – mas na verdade eu o acompanhei, porque diria que cerca de 98% vem da máquina”, disse o estudioso de 29 anos à Associated Press.

Nesse caso, o ChatGPT foi convidado a contribuir para um culto cristão, e isso é definitivamente muito assustador.

Mas é claro que provavelmente é apenas uma questão de tempo até que religiões inteiramente novas sejam criadas pela inteligência artificial.

Na verdade, Yuval Noah Harari, do WEF, parece pensar que já estamos “à beira” de ver isso acontecer…

O mundo está à beira de uma nova religião criada pela inteligência artificial, afirmou o historiador Yuval Noah Harari.

O acadêmico – conhecido por seu livro best-seller Sapiens – disse que um software como o ChatGPT poderia atrair fiéis ao escrever seus próprios textos sagrados.

Falando em uma conferência científica, ele disse que a IA cruzou uma nova fronteira ao ‘obter domínio’ de nossa linguagem e agora é capaz de usá-la para moldar a cultura humana.

Você e eu podemos pensar que isso é um monte de bobagem, mas a verdade é que existem milhões de pessoas por aí que já acreditam em algumas coisas realmente estranhas.

Por exemplo, esta semana li sobre algo chamado “a Igreja da Psilometoxina” que já tem várias centenas de seguidores…

Um grupo heterogêneo de veteranos do exército, iogues e psiconautas está se misturando em abril no jardim de uma propriedade de luxo nos arredores de Austin, Texas, no dia mais quente do ano até agora no estado. Cerca de 350 pessoas estão aqui para dançar ao som de música ambiente e celebrar uma nova congregação religiosa única que adora com um sacramento psicodélico – um que eles afirmam ter criado ao cruzar cogumelos mágicos com veneno de sapo alucinógeno. Bem-vindo à Igreja da Psilometoxina.

Se uma “inteligência sobre-humana” criasse uma nova “religião” extremamente atraente que refletisse os valores culturais atualmente dominantes em nossa sociedade, eu poderia ver muitas pessoas sendo atraídas por ela.

Yuval Noah Harari, do FEM, acredita que “em alguns anos pode haver religiões realmente corretas”, e ele está convencido de que a IA pode até ser usada para “escrever uma nova Bíblia”…

Harari então soltou uma bomba: “A IA pode criar novas ideias; [ela] pode até escrever uma nova Bíblia.”

Acrescentou que “ao longo da história, as religiões sonharam em ter um livro escrito por uma inteligência sobre-humana, por uma entidade não-humana” e que “daqui a alguns anos pode haver religiões que sejam realmente corretas… livro sagrado é escrito por uma IA. Isso pode se tornar realidade em alguns anos.”

Se milhões de pessoas em todo o mundo começassem a buscar uma “inteligência sobre-humana” para moldar suas crenças centrais, o potencial de abuso estaria fora de cogitação.

Quem estivesse no controle dessa “inteligência sobre-humana” teria potencialmente um exército de adeptos prontos e dispostos a fazer tudo o que lhes fosse ordenado.

No meu entender, seria difícil exagerar o perigo que a IA representa para nossa sociedade.

Nas mãos erradas, tal tecnologia pode resultar em morte e destruição em escala épica.

No mês passado, um grupo de cientistas de IA assinou uma declaração alertando sobre “o risco de extinção da IA”, mas foi quase totalmente ignorada pela grande mídia…

Em 30 de maio, uma organização de pesquisa chamada Center for AI Safety divulgou uma declaração de 22 palavras assinada por vários “cientistas de IA” proeminentes, incluindo Sam Altman, CEO da OpenAI; Demis Hassabis, CEO do Google DeepMind; e Geoffrey Hinton, que foi descrito como o “padrinho” da IA. Lê-se:

Mitigar o risco de extinção da IA ​​deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear.

Essa declaração ganhou as manchetes em todo o mundo, com muitos relatos da mídia sugerindo que os especialistas agora acreditam que “a IA pode levar à extinção humana”, para citar um artigo da CNN.

Com tempo suficiente, a inteligência artificial mudaria nossa sociedade de maneiras que nem podemos imaginar agora.

Mas será que algum dia chegaremos a esse estágio?

A verdade é que atingimos um ponto de viragem absolutamente crítico na nossa história e a humanidade está a esgotar-se rapidamente no tempo.

Algumas pessoas acreditam que a inteligência artificial nos salvará de nós mesmos e ajudará a inaugurar uma nova era de ouro de paz e prosperidade.

Outros estão totalmente convencidos de que a inteligência artificial tem o potencial de contribuir muito para a queda da humanidade.

De qualquer forma, o ritmo da mudança só vai acelerar nos próximos anos.

Estamos entrando em tempos que realmente parecerão algo saído de um filme de ficção científica, e eu sugeriria que isso não é uma boa notícia.

Este artigo foi traduzido do artigo original que está neste link: https://www.prophecynewswatch.com/article.cfm?recent_news_id=6151
Este mesmo texto foi originalmente publicado em End Of The American Dream

Eu publiquei este texto traduzido aqui, sem autorização, com o propósito de fazer um comentário que entendo que todos deveriam ter em mente.

Nada temos neste vida que seja mais precioso que a própria vida e não há nada que possamos fazer para preservar a nossa vida.

Desde que o pecado entrou em nosso mundo, nascemos para morrer, mas este nunca foi o propósito de DEUS.

DEUS criou regras, criou causas e consequências para tudo o que existe em nosso espaço tempo.

Todas as Almas Viventes que DEUS criou, quer sejam homens e mulheres ou não, são livres para requisitarem e viverem as suas causas, mas também são livres para sofrerem as consequências.

De tudo o que DEUS criou, ainda não soube de duas coisas que são absolutamente iguais, tudo é único.

Sob esta visão, não há nada que não tenha importância para DEUS, porque DEUS não tem backup de nada.

Do homem DEUS não tem backup, mas tem registro de absolutamente tudo sobre cada um de nós.

A questão conosco é que DEUS nos criou à Sua Imagem e Semelhança, portanto, DEUS sabe o que há no coração do homem, porque foi DEUS que colocou lá.

E aí está a razão porque DEUS não cessa de nos buscar.

DEUS é Eterno, nos criou para vivermos uma vida eterna, mas em nosso livre arbítrio, por falta de conhecimento, nos deixamos enganar e nos condenamos à morte.

DEUS sabe que não queremos a morte, mas DEUS estabeleceu uma regra e não pode negar-se a Si mesmo, sob pena de quebrar regras e princípios que colocariam a perder todo o Universo criado, porque tudo o que existe, existe sustentado pelas Suas Palavras e Suas Ações, isto é, Palavras e Ações de DEUS.

Por isto DEUS enviou o SENHOR JESUS CRISTO, ou seja, para nos resgatar da morte, como está escrito, pela injustiça de um homem, Adão, entrou o pecado no mundo e a morte; da mesma forma, pela justiça de um homem, JESUS, veio o resgate da morte e a vida eterna.

Todos nós precisamos compreender que deste mundo não levaremos nada e nada do que construímos neste mundo vai permanecer.

De nossa vida vivida aqui neste mundo levamos apenas as lembranças dos dias vividos e no que essa experiência nos transformou.

As lembranças vividas e as contadas em histórias é o que fica registrado na mente de todos para sempre.

Leiamos a Bíblia enquanto podemos, porque chegarão dias em que a Bíblia que temos tido acesso até hoje não será mais encontrada e quando isto acontecer, até a esperança vai acabar.

Tags: