O Mistério da Predestinação

Pensar que uma pessoa, depois de aceitar o SENHOR JESUS CRISTO como Salvador, está predestinada à Salvação, não importando o que venha acontecer, é uma ilusão sem tamanho e que pode levar muitas pessoas a perderem a Vida Eterna.

E isto não tem nada haver com o poder que o SENHOR JESUS CRISTO tem para Salvar, tem haver com o nosso livre arbítrio.

Antes de continuar o assunto, vamos ter em mente alguns fundamentos:

  • Ninguém pediu para nascer. Nascemos absolutamente sem querer.
  • Ninguém tem poder para acordar. DEUS sustenta a nossa vida enquanto dormimos. Se DEUS não sustentar a nossa vida, o despertador não tem poder para nos acordar.
  • Quando não existíamos, não tínhamos nada.
  • Quando estamos dormindo, não temos nada.

Quando abrimos os olhos neste mundo, quer seja quando nascemos ou quando acordamos, tudo está diante de nós.

A partir do momento que temos vida, temos a liberdade de fazer o que quisermos, em nada somos impedidos por DEUS.

Enquanto temos vida, temos tudo aquilo que tomamos posse, quer seja uma boa obra, quer seja uma má obra.
A boa obra nos gera possibilidade de vida, a má obra nos gera a possibilidade de morte.
Nenhuma obra é definitiva, mas todas ficam registradas para sempre e sempre nos julgará para termos direito a vida ou não.
E sempre devemos nos preocupar com as nossas últimas obras, porque são as nossas últimas obras que confirmam quem realmente somos depois de tudo o que vivemos em todo o nosso tempo de vida.


Não vivemos para nós, porque a nossa vida não nos pertence, a nossa vida pertence a DEUS.
DEUS nos criou exclusivamente para Glória de Seu Nome.
A nossa vida, portanto, é para glorificar Àquele que nos deu a Vida, porém, fomos criados para sermos a imagem e semelhança de DEUS neste mundo que DEUS criou aqui na Terra.

Por causa da liberdade que recebemos de DEUS, *ninguém* tem poder para ensinar quem não quer aprender, ninguém tem poder para transformar quem não quer ser transformado. E este *ninguém* se aplica também ao próprio DEUS, porque foi assim que Ele mesmo estabeleceu, pois foi Ele Quem nos deu a nossa liberdade de escolha e estabeleceu todas as consequências para as escolhas que fazemos.

Escolher seguir a JESUS CRISTO como SENHOR e Salvador é, em princípio, apenas uma escolha, não garante a vida eterna a ninguém.
O que vai garantir a vida eterna é, depois de escolher JESUS CRISTO como SENHOR e Salvador, viver uma vida de escolhas compatíveis com o que o SENHOR JESUS nos ensinou, porque somente assim demonstraremos que as palavras do SENHOR JESUS CRISTO permaneceu em nós. E são as Palavras do SENHOR JESUS CRISTO que nós, com a nossa liberdade, deixamos permanecer em nós é que nos transforma, portanto, DEUS nos transforma, se, e somente se, nós permitirmos.

Todos nós, sem exceção de absolutamente ninguém, temos a mesma condição para receber a Vida Eterna.

Então, o que é a predestinação?

DEUS nos criou para vivermos eternamente, portanto, em princípio, todos os que nascessem neste mundo deveriam estar “pré-destinados” para a Vida Eterna, mas para que o homem pudesse viver eternamente deveria obedecer a uma lei específica de DEUS, uma ordem específica: Não comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal que estava no meio do jardim que DEUS criou no Éden, porque no dia em que comesse daquele fruto morreria, isto é, perderia o direito à vida.

O primeiro homem, Adão, que deveria ser o elo de ligação de DEUS com os homens, não obedeceu a lei que DEUS estabeleceu e, por isto, perdeu o direito à vida, porque DEUS o tirou do Jardim que fizera, escondeu o Jardim dos olhos do homem, e o homem nunca mais pode comer da Árvore da Vida que também estava no Jardim, da qual o homem podia comer livremente e assim, viver para sempre.

Como é fácil de racionar, a predestinação para Vida Eterna deixou de ser uma realidade na vida do homem, por causa de uma escolha que fez, para a qual DEUS estabeleceu uma consequência, caso não obedecesse.

Por causa da desobediência, a nossa “pré-destinação” mudou.

Depois da desobediência, todos os que nascem neste mundo estão predestinados para a morte.

Mas DEUS, ao ver nossa condição, sabendo o quanto desejamos viver e sabendo que não temos ninguém que se importa com a nossa vida, elaborou um plano para nos resgatar da morte.

E na verdade, DEUS fez mais de uma tentativa, mas vamos considerar somente a última e derradeira tentativa: Ele enviou o Seu Filho, JESUS CRISTO, para nos Salvar.

E então nos fez uma nova outorga, ou seja, nos deu uma nova escolha, porém, não só uma nova escolha, mas uma derradeira escolha: Todos os que reconhecerem JESUS CRISTO como Filho de DEUS, que se arrependerem de seus pecados e aceitarem que o Sangue que JESUS CRISTO derramou na cruz nos purifica de todos pecados que tivermos cometido, receberão a Vida Eterna.

Bem, para os que aceitam a JESUS CRISTO, a predestinação muda novamente e passam a estar novamente predestinados para a Vida Eterna.

Mas, JESUS CRISTO, porque obedeceu a DEUS em tudo, DEUS o exaltou acima de todo nome, no Céu e na Terra, e desta forma recebeu de DEUS todo o poder sobre nós, sobre as nossas vidas, DEUS o fez SENHOR, isto é, dono de nossas vidas, podendo estabelecer quem vive e quem morre, e assim, o Filho de DEUS não é mais apenas JESUS CRISTO, mas SENHOR JESUS CRISTO.

Ao obedecer a DEUS em tudo, o SENHOR JESUS CRISTO mostrou que aprovou toda a Lei de DEUS, porque colocou a Lei de DEUS em prática na Sua Vida, enquanto estava como homem aqui neste mundo conosco e por isto Ele estabeleceu uma última e derradeira Lei: Nem todo o que me disser Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus.

Portanto, os que aceitam o SENHOR JESUS CRISTO estão predestinados para a Vida Eterna, porém, se, e somente se, obedecer a Lei de DEUS.

Então, o que é preciso entender é que, predestinação é um destino almejado, mas não é um destino estabelecido, porque depende das escolhas que formos fazendo pela vida na obediência a DEUS, enquanto viver ou até o dia que o SENHOR JESUS CRISTO voltar a segunda vez.

Uma analogia final para ficar claro:
Se uma pessoa pegar um ônibus com destino a Minas Gerais, ela está predestinada a ir para Minas Gerais, mas para que isto se concretize, é preciso que ela permaneça dentro do ônibus pacientemente até chegar ao seu destino, porque, se no meio do caminho ela mudar de ideia e descer do ônibus, ela não vai chegar a Minas Gerais e a predestinação não vai se cumprir.

Se qualquer um de nós perder ou ganhar o direito a vida eterna, sempre será por causa das nossas próprias escolhas.

DEUS fez a Sua parte e preparou todo o caminho para alcançarmos a Vida Eterna, ao entrarmos no caminho estaremos predestinados à Vida Eterna e chegaremos ao destino, se, e somente se, permanecermos no caminho.

A Vida Eterna é reconhecer a DEUS, como único DEUS verdadeiro, e a JESUS CRISTO como SENHOR e Salvador de nossas vidas.

E este reconhecimento se dá, quando nós aprendemos e colocamos em prática os Mandamentos de DEUS, nada esperando de DEUS por isto, porque a nossa Salvação está em, depois de observarmos os mandamentos de DEUS, mantermos a nossa fé em nosso SENHOR JESUS CRISTO, que voltará para nos buscar e nos levar para Ele mesmo, para que onde Ele estiver, nós estejamos também.

Tudo o que passar disto é invencionice sem fundamento algum.
#LeiaaBiblia